01 - Uma equipe de médicos da Universidade de Gotemburgo e do Hospital Universitário Sahlgrenska, na Suécia, realizaram no fim de semana passado os dois primeiros transplantes de útero de mãe para filha no mundo, anunciou hoje esta instituição acadêmica.Trata-se de duas mulheres na faixa dos 30 anos que receberam os úteros de suas respectivas mães: uma teve o órgão extirpado após receber um tratamento contra o câncer de colo uterino e a outra tinha nascido sem útero.
02 - Testemunha de um raro fenômeno da natureza, o australiano Chris Tangey diz ter ficado espantado ao ver um tornado de fogo no outback - a seca região que cobre boa parte do país. "Ele vaporizou completamente toda a vegetação, incluindo a grama, arbustos e árvores", comenta sobre o estrago causado. Felizmente, não foi registrado nenhum dano grave.
03 - O zoológico Novosibirsk, na Sibéria, Rússia, se tornou o primeiro no mundo a gerar um filhote resultante do cruzamento de um leão com uma "ligre". O pai de Kiara, Sam, é um leão africano e sua mãe, Zita, resultou do cruzamento entre um leão e um tigre, e por isso seria uma "ligre".
04 -A neurocientista e baronesa britânica Susan Greenfield acredita que a vida virtual está criando uma geração e pessoas menos inteligentes e menos capazes de empatia. Em entrevista, a professora na Universidade de Oxford, no Reino Unido, faz questão de ressaltar que quer ser uma voz dissonante em meio às redes sociais e à internet. Ela está no Brasil para o ciclo de palestras Fronteiras do Pensamento. As informações são do jornalFolha de S. Paulo.
05 - A série de fortes tornados que atinge a região sul dos Estados Unidos, e se dirige para o sudeste, já deixou 295 mortes, até a noite desta quinta-feira. O Estado do Alabama registra o maior número de mortos, com 194, e é o mais atingido. Há mais de 1100 desaparecidos.Mississippi, Tennesseee, Arkansas, Geórgia, Virgínia e Louisiana também foram seriamente atingidos. As tempestades e os tornados derrubaram linhas de energia elétrica e provocou inundações em diversas cidades. O Escritório de Administração Nacional Oceânica e Atmosférica estimou que 173 tornados ocorreram somente na quarta-feira.O governador do Alabama, Robert Bentley, afirmou na tarde desta quinta que o número de mortes devem continuar crescendo. Bentley decretou estado “grande emergência” e pediu ajuda ao governo federal.